tipos de lajes
Segundo a ABNT NBR 6118:2003, item 14.4.2.1 as lajes ou placas são “elementos de superfície plana sujeitos principalmente a ações normais a seu plano. As placas de concreto são usualmente denominadas lajes”.
As lajes também são elementos estruturais bidimensionais, caracterizadas por ter a espessura muito menor do que as outras duas dimensões. Outra característica que diferencia as lajes de outros elementos estruturais planos é que o carregamento que nela atua é perpendicular ao seu plano médio.
Classificação
Moldadas In loco
Pré-moldadas ou pré-fabricadas (sem moldagem complementar no local)
Mistas (Pré-fabricadas ou moldadas com moldagem complementar no local)
Tipos:
Laje de Concreto armado
São lajes onde toda espessura é composta por concreto e armaduras (vergalhões e ferros de amarração). Elas são altamente resistentes e oferecem excelentes isolamentos acústico e térmico. É moldada na obra por formas de madeira, feito de chapa de madeira tipo madeirite, com apoio de formas e escoras metálicas, utilizados durante o processo de cura. Ela não pode vencer grandes vão devido seu próprio peso, em média 25 kN/m³, sua espessura varia de 7cm a 15cm. Adota-se vão médio entre 3,5m e 5m, também apresenta custo elevado.
Lajes Nervuradas
Moldadas in loco (formas de polipropileno) ou com nervuras pré-moldadas, a zona de tração é constituídas por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte (blocos cerâmicos, isopor, blocos de concreto) sem função estrutural, de forma que a superfície externa se mantenha plana. É indicada quando há necessidade de vencer grandes