Tipos de forros e lajes
Os materiais utilizados para a confecção dos forros de uma residência são: madeira, gesso, PVC, argamassa, metal, fibra, etc. Cada um deles deve ser instalado com técnicas específicas para obter-se um bom resultado.
É importante ressaltar que forro e teto são a mesma coisa. A função do forro é revestir o teto da casa melhorando o aspecto plástico, além de isolamento térmico e acústico. Cada tipo apresenta variações de aparência, resistência e desempenho. O forro falso, por exemplo, além de economizar massa e é muito utilizado paro esconder dutos. É sempre importante lembrar que, independente do tipo de forro escolhido, a sua colocação deve ser feita por mão-de-obra especializada.
FORROS DE MADEIRA
Este tipo de forro possui instalação semelhante e muitas vezes até idêntica à colocação dos pisos. Por isso, os forros de madeira necessitam de vigas, contraventamentos e tarugamentos. Antigamente, com este tipo de forro era possível conseguir economia de materiais em sobrados, uma vez que as vigas e outros elementos estruturais utilizados para o forro do piso térreo eram aproveitados como suporte do piso do andar superior, caso não houvesse uma laje. Outra opção é o forro de vigamento aparente, cujas estruturas devem estar alinhadas e paralelas, contendo o mesmo distanciamento. São conhecidos também como lambris, possuindo encaixe macho/fêmea e podem formar desenhos como os soalhos, nos modelos paralelos ou em diagonal. Há também, a colocação tipo saia-camisa, onde as tábuas-camisas sem rebaixo ou encaixe são apenas aparelhadas e pregadas sob o vigamento. As tábuas-saias apresentam menor largura e são fixadas sob as camisas, preenchendo os vazios e formando dois níveis diferentes. Entre os tipos de madeiras para forros estão o cedrinho, o ipê e o jatobá. A madeira ipê é a mais versátil pois pode ser aplicada em áreas internas ou externas, possuindo maior resistência às condições do tempo. Alguns tipos de pinus de boa qualidade podem ser