Revista Buildings Diferentes Tipos De Laje
Diferentes tipos de laje Neste 1º trimestre de 2009, a Revista Buildings completa 1 ano de publicação. Procurando atender cada vez mais às necessidades dos nossos leitores, e em resposta à alta receptividade ao artigo sobre Medição de Áreas na penúltima edição, publicaremos, a partir deste trimestre, uma série de 4 matérias técnicas relacionadas ao espaço físico de trabalho e fatores que afetam sua escolha. As matérias a serem abordadas são:
• Lajes e eficiência de espaço;
• Localização do imóvel, acesso e proximidade com meios de transporte;
• Acabamentos;
• Outras especificações técnicas, incluindo sistema de ar condicionado, tipos de forro e piso.
Nesta primeira matéria vamos abordar o assunto de eficiência dos diferentes tipos de lajes.
A
palavra arte (do latim ars, significa “técnica ou habilidade”) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores. Não há dúvida de que a arquitetura, em sua longa história, já alcançou esse patamar de excelência. Muitas obras arquitetônicas como pontes, praças e edifícios, sejam eles centenários ou absolutamente contemporâneos, nos fazem muitas vezes parar e, até estarrecidos, admirá-los. Quanto à beleza e imponência, um edifício com um arrojado projeto arquitetônico, independente de seu estilo, é muito mais agradável de admirar. Mas como temos abordado constantemente em nossas matérias, a beleza visual não é suficiente para um mercado com alto nível de concorrência e busca do equilíbrio entre custos e benefícios, como é o mercado imobiliário corporativo. O grande desafio dos arquitetos e projetistas é conciliar a beleza do projeto com a praticidade e eficiência de seu uso.
Com a evolução do ambiente de trabalho (abordada na matéria principal do trimestre anterior¹) a pergunta que se faz é: é possível continuar a construir