EDUCA O SOBRE SA DE BUCAL E A C RIE
BRENDA MALLACH BAZZAN
Odontogênese: processo de formação dos dentes, esse processo é igual para todos os dentes.
Inicialmente, a cavidade oral primitiva é revestida por tecido ectodérmico, de origem neural, o qual irá se proliferar e suas células irão constituir o mesênquima – por volta do 27º dia de vida intrauterina -, essas células, futuramente, darão origem as estruturas dentárias.
Fase de Botão - início da formação de cada dente.
Caracterizada pelo aumento das células epiteliais. No 37º dia de vida intrauterina, o epitélio irá começar a proliferar-se, invadindo o ectomesênquima e formando uma banda epitelial primária, a qual dará origem a lâmina vestibular e dentária.
Fase de Capuz – intensa proliferação das células epiteliais.
Células ectomesênquimais irão tomar a forma de um “boné”. Nessa fase já são observados constituintes do germe dentário, como a papila dentária e o órgão do esmalte.
Fase de Campânula – eventos de morfogênese e diferenciação celular.
Irá ocorrer a junção do epitélio externo do órgão do esmalte com o interno, formando a alça cervical. A proliferação da alça cervical origina o diafragma epitelial, o qual se fragmentará em bainha radicular epitelial de Hertwig e mais tarde em restos epiteliais de Malassez.
Fase de Coroa - dentinogênese e amelogênese.
Fase de deposição de dentina e esmalte na coroa do futuro dente.
Fase de Raiz – enquanto o dente erupciona.
No final da Fase de Coroa, os eventos de diferenciação alcançam a alça cervical, os epitélios interno e externo vão se proliferar em sentido apical para induzir a formação da raiz do dente.
Estruturas de sustentação do dente – Cemento, Ligamento Periodontal e Osso Alveolar.
Essas estruturas são formadas simultaneamente.