Tipos de imagem representativa
• Imagem Eidética (Eidetismo): É a evocação de uma imagem guardada na memória, ou seja, de uma representação, de forma muito precisa, com características semelhantes a uma percepção. A imagem eidética é experimentada por alguns indivíduos que, por uma capacidade excepcional, conseguem "ver" com muita nitidez e clareza um objeto (uma cadeira, a face de uma pessoa, etc.). A evocação de uma imagem eidética é voluntária e não representa necessariamente sintoma de transtorno mental.
• Pareidolias: São as imagens visualizadas voluntariamente a partir de estímulos imprecisos do ambiente. A criança ao olhar uma nuvem e poder ver nela um gato ou elefante está experimentando o que se denomina pareidolia. Da mesma forma, ocorre pareidolia ao se olhar uma folha com manchas imprecisas e, pelo esforço voluntário, visualizar nessas manchas determinados objetos. Ambas as formas de percepção "artificialmente" modificadas devem ser classificadas como pareidolias.
A Imaginação é uma atividade psíquica, geralmente voluntária, que consiste na evocação de imagens percebidas no passado (imagem mnêmica) ou na criação de novas imagens (imagem criada). A imaginação, ou processo de produção de imagens, ocorre via de regra na ausência de estímulos sensoriais.
A Fantasia ou Fantasma é uma produção imaginativa, um produto minimamente organizado da imaginação. No sentido psicanalítico, a fantasia pode ser consciente ou inconsciente. Ela se origina de desejos, temores e conflitos, igualmente conscientes ou inconscientes. A produção de fantasias é muito frequente e intensa em crianças. Ela é, às vezes, dominante em determinados tipos de personalidades, como nas personalidades histéricas. A produção de fantasias tem uma importante função psicológica, no sentido de ajudar o indivíduo a lidar com frustrações, com o desconhecido e, de modo geral, com seus conflitos. Muitas pessoas encontram grande prazer em suas atividades fantasmáticas, e os