Comunicação
Prof.ª Jancileide Souza
Linguagem Visual e Comunicação
Para que ocorra a comunicação é necessário que tanto o emissor como o receptor da mensagem conheçam os códigos utilizados. A linguagem
Visual é o código específico da comunicação visual; com ele podemos emitir e receber mensagens percebidas mediante o sentido da vista.
Os elementos que intervém na comunicação são:
Emissor
Mensagem
Imagem e Realidade
No processo de Comunicação Visual intervém, por um lado, a realidade, e por outro, a imagem, o emissor é quem constrói a informação gráfica e o espectador a recebe.
A realidade é tudo aquilo que é e existe verdadeiramente, enquanto que uma imagem é a aparência realizada mediante a linguagem visual
• Para comunicar-se o emissor cria uma imagem que substitui a realidade, transformando-a com um fim de dar-lhe um significado concreto e que aporte o seu conhecimento pessoal.
• O espectador, por sua vez, associa ao que sabe a imagem percebida, pois a imagem não é realidade, mas a aparência de uma realidade representada em um suporte físico, onde mesclam-se experiências profissionais comuns de várias pessoas.
• Assim, dependendo dos interesses do emissor, que utilizará imagens com diferentes graus de semelhança com a realidade.
Códigos e Contextos
• Na transformação de uma realidade ou criação de uma imagem, deve-se ter em conta os códigos, que são os conhecimentos comuns ou normas que diversifica a forma dos objetos representados e o tipo de signos utilizados.
• O código de circulação, por exemplo, estabelece a cor vermelha para proibir, enquanto que na publicidade, é utilizado para indicar liquidação dos preços de um produto.
• Este processo de significação de uma imagem depende também da associação de idéias estabelecidas em uma comunidade, e dos convencionalismos que condicionam as circunstâncias e os lugares onde são produzidos.
Formação e Função Social das