Tipos de embalagens
[pic] Fig.01: Fonte:
A primeira matéria-prima usada em maior escala para produção de embalagens foi o vidro. Por volta de primeiro século depois de Cristo, os artesãos descobriram que o vidro fundido poderia ser soprado para produzir utensílios de diversos formatos, tamanhos e espessuras. Essa técnica permitia a produção em massa de recipientes de vários formatos e tamanhos. Embora o uso de metais como cobre, ferro e estanho, tenha surgido na mesma época que a cerâmica de barro foi somente nos tempos modernos que eles começaram a ter papel importante para a produção de embalagem. [pic] Fig.02: Fonte:
No inicio do século XIX, a Marinha Inglesa utilizava as latas de estanho, e os enlatados de alimentos começaram a aparecer nas lojas inglesas por volta de 1830. As latas de estanho difundiram-se durante a 2ª Guerra Mundial. O crescimento da demanda elevou o preço da folha de flandres, impondo aos produtores de latas a busca de matéria-prima substituta, o alumínio. Em 1959, a Adolph Coors Company começou a vender cervejas em latas de alumínio.
[pic] Fig.03: Latas de conserva em 1899 Fonte:
Surgiram inúmeras inovações na produção de embalagens. As novas embalagens deveriam permitir que os produtos alimentares fossem transportados dos locais de produção para os centros consumidores, mantendo-se estáveis por longos