tipos de embalagens 1
Mercado
Um grande hipermercado no Brasil chega a oferecer quase 30 mil produtos e recebe cerca de 6 mil novos lançamentos por ano.
Nos Estados unidos, são lançados em média 20 mil produtos por ano.
No nosso país, que busca o atraso econômico e incorporarse definitivamente à economia global de primeiro mundo, o mercado de produtos de consumo em que atuam as embalagens não mais comporta amadorismo. Cada vez mais os profissionais são chamados, e a qualidade do seu trabalho é incorporada ao programa de mkt das empresas.
CONSUMIDOR
As grandes empresas têm especialistas em comportamento do consumidor para monitorar permanentemente a maneira como ele se relaciona com os produtos( situação de escolha, compra e utilização) da empresa.
“As empresas que não conhecem o consumidor levam enorme desvantagem e cometem frequentes erros decorrentes desse desconhecimento.”
Os designers de embalagem, nunca devem perder a oportunidade de acompanhar as discussões nas quais os consumidores, conduzidos por um moderador, debatem as embalagens e expressam sua opinião sobre a apresentação visual do produto.
Observar a sala de discussões através de espelhos.
Pesquisas realizadas pela Research International desde
1992, cita os pontos mais relevantes nas exigências dos consumidores:
- Garantia de integridade-proteção e inviolabilidade;
- Informações em quantidade e qualidade satisfatórias;
- Praticidade e conveniência- maior facilidade de uso, transporte e estocagem;
- Uso prolongado- a embalagem deve manter a proteção do produto mesmo depois de aberta.
A maioria dos designers prefere naturalmente ficar em seu estúdio, em vez de ficar andando em periferia visitando lojas. Esse procedimento é vital para o design de embalagem avançado.
Aproveitar também o estudo de campo para conversar com as pessoas. Consumidores, balconistas, promotores e caixas são uma importante fonte de informação pois estão ali no local em contato direto com o produto.
Este é o principal