Tipos de embalagens de transporte
Para a distribuição e o transporte de produtos, existem, atualmente, uma ampla variedade de contenedores que devem ser escolhidos, visando contrabalancear as necessidades de dois pontos fundamentais no sistema: as necessidades vinculadas aos materiais transportados e a estrutura montada para o canal de distribuição.
Alguns tipos de embalagens mais usuais no transporte de cargas: Caixa de Papelão
A utilização da caixa de papelão proporciona uma grande economia para a empresa durante o processo de distribuição de seus produtos ao mercado, sendo utilizados caixas de papelão ondulado no lugar de madeira.
As caixas de papelão ondulado possuem numerosas exigências de qualidade: a cordeve ser clara, a impressão dos dizeres bem legível, as abas devem situar-se num esquadro umas em relação às outras, as faces externas não podem apresentar nós nem manchas.
As vantagens que a caixa de papelão ondulado apresenta sobre a caixa de madeira e outros materiais tradicionais de embalagens são as seguintes:
a) Caixas com formatos retangulares padronizados permitem fácil acondicionamento. b) É rápida a selagem da caixa de papelão.
c) A caixa de papelão é muito mais leve, facilitando o manuseio e reduzindo os acidentes à mão-de-obra. Diminui o custo de frete.
d) Em termos de integridade da carga, a violação da caixa de papelão é mais facilmente percebida.
e) A caixa de papelão não estraga as demais caixas no mesmo carregamento, desde que acondicionadas corretamente.
f) É uma embalagem mais limpa e permite manter depósitos e equipamentos de transportes mais limpos.
g) A caixa de papelão, pelos seus dizeres impressos, permite maior divulgação do produto (propaganda).
h) Permite a impressão direta na própria embalagem de instruções e setas indicativas.
i) Maior proteção da mercadoria contra o pó.
j) Conforme as regiões, a caixa de papelão é mais barata, otimizando os custos do produto e do desenvolvimento da embalagem.