Tipos de Embalagens
Pedro Felipe
Formare – DHL
São Paulo
2014
INTRODUÇÃO
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O QUE É EMBALAGEM?
Embalagem é uma forma prática, financeiramente viável, e, principalmente, segura de proteger, conter e apresentar mercadorias para a sociedade, nas etapas de transporte, armazenamento, entrega e uso, desde as matérias-primas até os produtos transformados.
É importante adequar a embalagem ao produto e selecionar seu material, levando em conta a proteção necessária. A fragilidade de um produto pode ser medida através de testes, com o uso de equipamentos de choque, vibração e pressão, cujo resultado permite determinar o nível de proteção nas embalagens. Quanto menor controle a empresa tiver sobre o ambiente físico, maiores devem ser as precauções com a embalagem para evitar avarias. Portanto, o ambiente logístico influencia as decisões relativas ao projeto da embalagem.
TIPOS DE EMBALAGENS
Quanto ao uso:
Embalagem primária (ou embalagem de venda): qualquer embalagem que esteja em contato direto com o produto e que tenha contato direto com o consumidor final no ponto de compra.
Embalagem secundária (ou embalagem grupada): qualquer embalagem que tenha por objetivo agrupar um determinado número de unidades de venda, sendo que as características do produto não serão alteradas se removido da embalagem.
Embalagem terciária (ou embalagem de transporte): qualquer tipo de embalagem que