Tipos de Contratos
Andressa
Jaqueline Félix da Costa Berzaghi
Karine
Katia
Lais
Rebeca Ramos de Sousa
Sandra
Tatiane
CONTRATOS TIPICOS
OU NOMINADOS
São as espécies contratuais que tem nome Iuris e servem de base à fixação dos esquemas, modelos ou tipos de regulamentação especifica da lei.
Ex.: Compra e Venda, Fiança, Contrato de
Incorporação Imobiliária.
CONTRATO DE COMPRA E
VENDA
A compra e venda é a modalidade de contrato na qual uma parte se obriga a transferir à outra, a propriedade de uma coisa corpórea ou incorpórea, mediante o pagamento de um preço.
CONTRATO DE DOAÇÃO
Doação é o contrato em que uma pessoa, por liberdade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra.
Trata-se de um contrato, em regra, gratuito, unilateral, consensual e solene.
CONTRATO DE LOCAÇÃO
Este contrato caracteriza-se pelo fato de um dos contratantes, mediante remuneração paga pelo outro, comprometer-se a fornecer-lhe durante determinado período de tempo, o uso e gozo de uma coisa infungível.
CONTRATO COMODATO
O contrato de comodato é de sua natureza, real, quod constitutionem no sentido de que só se completa pela entrega da coisa.
A lei diz intencionalmente que o comodato é o contrato pelo qual uma das partes entrega certa coisa, e não pelo qual se obriga e entregar.
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE
SERVIÇO
O contrato de prestação de serviço é um documento que garante direitos e deveres ao trabalhador da construção a quem o contrata.
Além de trazer especificações sobre o serviço a ser executado, nele estão os procedimentos a serem adotados em caso de qualquer imprevisto na obra.
CONTRATO DE TROCA OU
PERMUTA
Como o próprio nome diz, trata-se de contrato pelo qual cada contratante tem como obrigação entregar uma coisa, recebendo outra, diferente de dinheiro.
Semelhante
um
contrato
de compra e venda em que trocantes mostram-se reciprocamente compradores