Tipos de Compressores
TURMA: MECÂNICA 04
ALUNO: IVAN MARTINS VIANNA JÚNIOR
MATÉRIA: CONTROLE DE SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS INDUSTRIAIS I
PROFESSORA: BEATRIZ
Definição:
O compressor é um equipamento industrial concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio, etc...). Normalmente, conforme aequação de Clapeyron, a compressão de um gás também provoca o aumento de sua temperatura.
Para gerar o ar comprimido, recorre-se a compressores que transportam o ar à pressão de serviço desejada. Os mecanismos de comando são geralmente alimentados com ar comprimido a partir de uma estação central. Neste caso o problema de transformação e da transmissão de energia estará resolvido. O ar comprimido é conduzido, através de canalizações, da estação de compressão até aos dispositivos e máquinas de comando pneumático.
Tipos:
Compressores Dinâmicos:
Os compressores dinâmicos podem ser – centrífugos ou axiais – e operam a velocidades superiores aos compressores volumétricos. Na indústria Aeronáutica ou Espacial, as unidades centrífugas atingem 50.000 a 100.000 RPM por força dos problemas de massa, na medida em que a altitude interfere, negativamente, na densidade do ar. Na indústria, de um modo geral, operam à volta de 20.000 RPM, embora velocidades superiores sejam cada vez mais comuns. Quem estuda um compressor dinâmico, simultaneamente estuda uma turbina porque, salvo com as devidas diferenças, uma turbina é um compressor a funcionar ao contrário. De facto, a partir de uma queda de água, de um gás ou vapor, a turbina transforma a pressão em velocidade, ao passo que um compressor dinâmico transforma a velocidade do ar em pressão.
Compressores Centrífugos:
Estes compressores denominam-se centrífugos, porque a compressão processa-se perpendicularmente ao veio motor e a descarga do ar efetua-se segundo a tangente ao raio das pás impulsoras e são unidades indicadas para produzirem ar