RESUMO DE FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
ELIETE CORREIA
MARIA JOSÉ DOS ANJOS
MÁRCIA FÁBIA
RESUMO DE FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
MORENO - PE
MARCO/2014
ELIETE CORREIA
MARIA JOSÉ DOS ANJOS
MÁRCIA FÁBIA
RESUMO DE FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
Apresentamos esse resumo como parte da disciplina Fundamentos da Alfabetização do curso de teologia com pedagogia do IDERC, ministrado pela professora Monica P. Lima.
MORENO - PE
MARCO/2014
A nova descoberta da linguística, do letramento da cibernética, tem contribuído de modo importante para possíveis soluções. Contudo como nos ensinou Paulo Freire (2005, p. 23), a alfabetização e a escolarização não são práticas neutras, não se alimentam exclusivamente das técnicas por melhor que sejam. São problemas estruturais, históricos marcados pela exclusão continuada.
De acordo com José Juvêncio Barbosa (1991, p.44), uma nova proposta pedagógica para desenvolver a aprendizagem da literatura e da escrita não nasce do nada de um dia para o outro. Ele é sempre resultado de uma tentativa de ruptura como a já estabelecido e ao mesmo tempo, a procura de uma continuada, de uma ligação com o passado.
Segundo o Dicionário Horais da língua portuguesa (2001, p.150), a palavra “alfabetização” significa algo como ato ou efeito de alfabetizar; de ensino as primeiras letras. Ao longo do século esse conceito de alfabetização foi sendo progressivamente ampliado ao ponto de já não se considerar alfabetizado aquele que a penas domina as habilidades de codificação e decodificação, mas aquele que sabe usar a leitura e a escrita para exercer uma prática social em que a escrita é necessária. (Soares, 2003, p.10).
Esse fato implica a constatação dos avanços realizados envolvendo a utilização da língua escrita nas situações em que é necessária, lendo e produzindo textos. E