conselho federal de quimica
O conselho federal de química nos foi apresentado semestre passado na matéria de introdução à engenharia química. O Sistema CFQ/CRQ tem como objetivo assegurar o correto uso da Ciência e da Tecnologia em benefício da sociedade, evitando que pessoas, não habilitadas legalmente na área da química e que não tem o perfeito domínio dos instrumentos inerentes a profissão dessa categoria, coloquem em risco o bem estar da sociedade.
O site oficial do conselho federal de química proporciona muitas informações, que vão desde os endereços dos centros de CRQs, que estão presentes em várias capitais brasileiras, à composição do conselho: diretoria e conselheiros federais, que são engenheiros químicos, técnicos químicos e engenheiros industriais. Também disponibiliza a legislação referente a esta área e eventos, licitações e cursos na área da química.
O atual presidente do Conselho Federal de Química, Jesus Miguel Tajra Adad, disponibilizou o texto a seguir com um breve histórico da criação do conselho e enfatizando seu papel e importância para a sociedade brasileira:
O Sistema Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais foi criado em 18 de junho de 1956 com o advento da Lei nº 2.800, também conhecida como "LEI MATER DOS QUÍMICOS".
Tal é a importância da Lei nº 2.800/56 para a classe dos Profissionais da Química que a data de sua promulgação - 18 DE JUNHO - foi instituída pelo Conselho Federal de Química, como o DIA NACIONAL DO QUÍMICO.
Uma das mais relevantes razões para a instituição do DIA NACIONAL DO QUÍMICO, na data de 18 DE JUNHO, se deve ao fato de que, foi a partir da criação do Sistema CFQ/CRQ´s que a nobre classe dos Profissionais da Química se habilitou a participar mais ativamente do progresso tecnológico do nosso País, assegurando uma melhor qualificação do produto nacional, de modo a granjear para o Brasil a posição que lhe compete no Concerto das Nações, marcando, assim, a função social da nossa categoria profissional no