Tipos de combustiveis
R: Meios de transportes: MARIA FUMAÇA – Carvão; TREM A VAPOR - Vapor de água; ONIBUS- diesel; CARRO – Gasolina, etanol, diesel, GNV; MOTO - Gasolina
NAVIO – diesel; AVIÃO – Diesel; CAMINHÃO – Diesel; BALÃO - Gás Hélio
FOGUETE – Hidrogênio. Tipos de combustíveis existentes: gasolina, etanol, diesel e GNV.
2. Cite as características de um bom combustível para maquinas a diesel:
R: O diesel apresenta-se em forma de líquido amarelado viscoso, límpido, pouco volátil, cheiro forte e marcante e com nível de toxidade mediano.
3. Cite os solventes aromáticos e suas respectivas utilizações:
R: Os solventes servem para aumentar o volume, diminuindo a concentração de tintas, lacas, vernizes e quaisquer outros produtos resinosos. Servem também para a remoção de sujeiras causadas por respingos de tinta.
O tiner é uma mistura de pelo menos três tipos de classes de compostos, o solvente com maior poder de solvência, ou seja, dissolve quase tudo, em sua composição estão presentes duas substâncias que são solventes verdadeiros, que são cetonas e ésteres.
Aguarrás, querosene, solvente e diluente são hidrocarbonetos de cadeias variáveis, que são solventes ruins ou fracos, servindo apenas para alguns tipos de tinta como a tinta a óleo.
4. Determine o numero de átomos de hidrogênio existentes, por moléculas, nos Alcanos, Alcenos e Alcinos que apresentam: I. 5 átomos de carbono; II. 10 átomos de carbonos; III. 20 átomos de carbono. R: Alcanos (ou Parafinas)
Alcanos são os hidrocarbonetos alifáticos (cadeia aberta) saturados, isto é, apenas com ligações covalentes simples(C─C) entre seus átomos de carbono.
Fórmula geral:
CnH2n+2
Onde n é o número de átomos de carbono na molécula.
Com efeito, cada carbono está ligado a dois átomos de hidrogênio, com exceção