O Petróleo Brasileiro.
Combustíveis
Combustíveis
No processo de combustão a energia química do combustível é convertida em calorífica. Para utilizar em vida útil é necessário transformar o combustível a partir de estados químicos, de sólido para líquido ou gasoso.
O combustível é utilizado para alimentar qualquer coisa, de carros a aviões para barcos de brinquedo a motor. Representa alma do sistema de transporte. Como os avanços tecnológicos a sociedade foi capaz de utilizar diversas fontes naturais e artificiais para alimentar os veículos.
Petróleo: Combustível Caro e Poluente
Petróleo é fonte de combustível usado para nações industriais de energia. Encontrado em grandes reservatórios em todo o planeta. Recurso levados para refinarias transformam formas utilizáveis, como gasolina. Geralmente é comprada em unidades de tambor. Os preços do petróleo subiram de menos de US$ 20 o barril em 1996 para US$150 em junho de 2008.
Com frequência o poluente gera crises econômicas nas nações. Em 1973 as nações árabes produtoras de petróleo se reuniram na OPEP para quadruplicar o preço dos barris que dispararam de maneira considerável, fato que fez o governo Geisel investir no programa PRO ÁLCOOL.
Etanol: Gasolina e Natureza
Alternativa para veículos com motores a gasolina está nos veículos Flex, que podem rodar com gasolina comum ou uma combinação junto com etanol, composto por açúcares de plantas. Milho e açúcar são considerados duas fontes comuns presentes na produção do etanol.
Considerado correto de maneira ambiental porque é feito de recursos renováveis e possui combustível com maior nível de limpeza do que os existentes nos sistemas a gasolina. O tipo comum de Flex comercializado nos Estados Unidos é chamado de E85: 85% Etanol e 15%