Tipos de Combustíveis
Petróleo O petróleo bruto é um combustível fóssil, o que significa que ele é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos na história geológica da Terra. O petróleo bruto é o ponto de partida para muitas substâncias diferentes porque contém hidrocarbonetos, o que implica em dois pontos importantes: possuem muita energia ; e possuem uma ampla variedade de formatos(podendo criar vários produtos quando ligadas artificialmente).Em média, o petróleo bruto contém 84% de carbono, 14% de hidrogênio, 1% de enxofre e menos de 1% de oxigênio , metais e sais.
Exemplo de hidrocarboneto
Os principais produtos derivados do petróleo são gás de petróleo (usado para obter GLP), nafta , gasolina, querosene, diesel destilado, óleo lubrificante e óleo combustível(ou petróleo pesado).Para obter esses diferentes produtos, usam-se duas técnicas de refinaria: a destilação fracionada e o processamento químico. A primeira técnica consiste na separação de cada componente por seu ponto de ebulição e a segunda técnica modifica uma fração do petróleo para criar outras (Ex: Quebra de cadeia).
Refinaria
Gás Natural O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume, sendo representados também pelo etano, CO2 e Nitrogênio. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, e transformado. O gás natural é um combustível fóssil e uma energia não-renovável, é encontrado no subsolo através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a