Tipos de Analises
A análise ambiental corresponde ao estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, baseando-se nas percepções das áreas em que as decisões estratégicas da empresa deverão ser tomadas.
Para que exista mercado é preciso que haja pessoas e poder de compras, o poder de compras em uma economia depende de vários fatores como renda, preço, poupança do endividamento e da disponibilidade de crédito. Foram criados vários níveis de marcado para atender essa polarização.
O ambiente político - legal envolve as leis, regulamentações e pressões políticas que afetam as decisões no marketing. A submissão ao sistema legal pode representar limites, mas também oportunidades, na medida em que estar dentro da lei agrega valor de confiabilidade ao produto ou serviço.
Ambiente social em marketing é constituído pelas pessoas de uma sociedade, e seus valores, crenças e comportamentos.
O ambiente natural é composto dos recursos naturais disponíveis para a organização ou por ela afetados, - minerais, plantas ou animais – mesmo não sendo utilizados na produção de bens.
O Ambiente tecnológico refere-se aos fatores, tendências e condições gerais que afetam todas as organizações tendo em vista que as organizações são sistemas abertos (conhecimento cientifico, inovações que resultam em pesquisa).
Ambiente competitivo é composto por todas as organizações que poderiam potencialmente criar valor para um determinado mercado.
O modelo de cinco forças de Porter possibilita a análise do grau de atratividade de um setor comercial e industrial, visa identificar as cinco forças que se inserem no sistema de competitividade, uma das forças é interna no setor em que uma empresa atua, e os demais são externos ao setor, são elas: Rivalidade entre os concorrentes, Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes, Ameaça de produtos substitutos, Poder de Negociação dos clientes, Poder de