Tipos de análise
LEITURA:
Análise Textual: A primeira leitura é o contato inicial com a unidade de leitura. Nela se adquire uma visão de conjunto do pensamento e do estilo do autor, é uma leitura “por alto”, “global”. Nessa leitura, nada se sublinha, mas deve-se sinalizar nas margens os pontos que exigem esclarecimentos para compreensão do texto: informações sobre o autor, sentido das palavras desconhecidas, fato históricos, etc.
Análise temática: É feita com o objetivo de levar o leitor a uma compreensão da mensagem veiculada pelo autor na unidade de leitura. Nessa etapa, procura-se apreender o pensamento do autor sem nele intervir. Esse procedimento é facilitado fazendo-se perguntas:
1.De que trata o texto? Como está problematizado? Qual a dificuldade a ser resolvida? Qual a posição do autor sobre o problema? Que ideia defende? ( Revela a ideia central, a tese do autor) Qual a argumentação, o raciocínio do autor para demonstrar a tese? Nessa análise, além de permitir a elaboração de um esquema de texto, é a base para elaboração de resumos.
Exemplo:
Artigo: A importância da disciplina científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior ( MAIA, Rosane Tolentino)
1.De que trata o texto? O texto aborda a importância da MC como ferramenta fundamental na iniciação científica e no desenvolvimento de produções científicas.
2.Como está problematizado? De que forma que a disciplina MC pode ajudar os alunos de nível superior a superar as dificuldades na hora de elaborar uma produção científica?
3.Qual a dificuldade a ser resolvida? Comprovar se essas dificuldades que os alunos têm decorrem da falta de conhecimento em métodos e técnicas científicas e ainda se elas são responsáveis pela grande ansiedade dos acadêmicos frente aos trabalhos que exigem mais profundidade, maior exigência com a escrita, o que por vezes leva ao desânimo e até a desistência do curso.
4.Que ideia