Tipologia e dilema de blau e scott
As organizações não são iguais, mas se baseiam em características comuns da organização, permitindo classificá-las em tipologias. Para Blau e Scott a organização existe para disponibilizar benefícios, sua tipologia se baseia no beneficiário, portanto as dividiram em quatro categorias de participantes que se beneficiariam da organização formal. * -os próprios membros da organização; * -os acionistas, dirigentes e proprietários da organização; * -os clientes da organização; * -o público em geral.
Dentro dessas quatro categorias que a organização visa atender, existem quatro tipos básicos de organização:
Associação de benefícios mútuos- em que os beneficiários são os membros da organização, como os sindicatos, associação profissional, cooperativas, etc.
Organizações de interesses comerciais- no qual os proprietários ou acionistas são os principais beneficiários da organização, como as empresas privadas, sociedades anônimas ou de responsabilidade limitada.
Organizações de serviços- em que um grupo de clientes é os beneficiários principais. Exemplo hospitais, universidades, escolas, organizações religiosas, agências sociais e ONGs.
Organizações de Estado- em que o beneficiário é o público em geral. Exemplos organização militar, correios, instituições jurídicas e penais, segurança pública, saneamento básico.
A tipologia de Blau e Scott da ênfase na força que o beneficiário tem sobre as organizações. Essa tipologia indica que um administrador agirá conforme o tipo de organização em que ele vai estar inserido.
Dilemas da organização segundo Blau e Scott
Para Blau e Scott os dilemas nas organizações geram conflitos que inspiram mudanças, e com a mudança vem à inovação, diferente da teoria da burocrática, que não apreciam mudanças. Para a teoria estruturalista, os conflitos gerados por funcionários e clientes, são excelentes fontes de inovação dentro de uma organização, fazendo com que novas regras sejam criadas para resolver esses