Teoria Estruturalista da Administração
CENTRO DE HUMANIDADES
UNIDADE ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
César Ferreira Tavares Neto
Gustavo Yamaguchi
Mairly Karolyne
Ramon Bezerra da Nóbrega
Van Eyck
Campina Grande – PB
2013
César Ferreira Tavares Neto
Gustavo Yamaguchi
Mairly Karolyne
Ramon Bezerra da Nóbrega
Van Eyck
TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado como componente avaliativo à Disciplina Optativa de Administração, da Universidade Federal de Campina Grande.
Orientadora: Prof.ª Sara Pontes
Campina Grande – PB
2013
RESUMO
Vivemos em uma sociedade moderna e industrializada, onde grupos sociais, bem como organizações estabelecem vínculos, relações. No campo administrativo, tratar essas relações foi a solução para um conflito de ideias clássicas e humanísticas, o qual a Burocracia não foi capaz de resolver. Para isso, foi necessário diversas mudanças, principalmente na forma de enxergar a Organização, que passou a ser um todo, e as partes desse todo não estariam apenas justapostas, mas também intimamente ligadas. Traçando um novo perfil do homem ideal para a organização, o homem organizacional, agora desempenhando papéis, e analisando multiplamente a Organização, sob seus diversos aspectos e manifestações, é que se desenvolve a Teoria Estruturalista da Administração, que traça tipos de Organizações, bem como seus objetivos, seu ambiente, sua estratégia, e seus conflitos.
Palavras-chave: Estruturalismo. Organizações. O Homem Organizacional. Papéis. Sociedade de Organizações. Estrutura. Relações Estáveis. Análise múltipla das Organizações. Objetivos. Estratégias. Conflitos. Sátiras à Organização.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................5
1.1. Origens da Teoria