Teorias da administração - clássica a estruturalista
Administração Clássica: A Teoria da Administração Clássica surgiu com o objetivo de organizar a forma de produzir e administrar com foco principal no planejamento as organizações existentes no período onde foi criada (inicio do sec. XX). As referências para este período foram as teorias desenvolvidas por Taylor e Fayol. Os princípios da Administração Clássica foram desenvolvidos com base nas técnicas militares e de engenharia. A lógica da Administração Clássica foi comparar o funcionamento de uma organização ao de uma maquina, dividindo-a em departamentos os quais deveriam trabalhar de forma integrada e interdependente para o funcionamento harmônico da organização.
Entre os princípios mais importantes destaco: a divisão do trabalho de maneira que cada operário focado em uma determinada atividade aumentava seu grau de especialização e de eficiência e o sistema de hierarquização que possibilitava a divisão da autoridade proporcionando um controle mais eficiente e burocrático da organização.
São pontos negativos desta teoria a alienação dos operários a determinada função, executando sempre trabalho repetitivo o que muitas vezes não contribui para que o operário desenvolvesse novos trabalhos por saber executar apenas determinada função dentro da cadeia de produção, e na época do desenvolvimento da Teoria Clássica não havia grande preocupação com o meio ambiente, deste modo não eram pensadas formas de compensação ambiental sendo o foco apenas produzir mais e mais.
Administração Cientifica: A Administração Cientifica também foi desenvolvida no inicio