Teorias da administração
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente. A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, dentro de um mesmo contexto que visa aproveitar as demais teorias administrativas.
ADMINISTRAÇÃO HUMANISTICA
Essa escola foi um movimento de “OPOSIÇÃO”à Teoria Clássica. Pois junto á ela nasce da necessidade de corrigir a tendência à Desumanização do Trabalho decorrente da aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos aos quais os trabalhadores deveriam submeter-se, ou seja lhes apresentando regras para confeccionar seu trabalho.
Enfatizava o entendimento do comportamento, necessidades e atitudes dos seres humanos no local de trabalho: relações humanas; grupo informal; comunicação.
Assim, o indivíduo deixa de ser visto como uma peça da máquina e passa a ser considerado como um todo, isto é, um com objetivos e inserção social própria.
A abrangência dos assuntos foi extensa “Poucas Áreas Foram Evidenciadas”.
Grande importância foi dada aos estudos de Grupos Informais, Satisfação do Empregado, Tomada de Decisão e estilos de Liderança.
Surge com o desenvolvimento das Ciências Sociais (Psicologia).
Com o uso da Psicologia voltada para o trabalho (Psicologia Industrial) pode-se aprimorar duas vertentes: A Análise do Trabalho e a Adaptação do Trabalhador ao Trabalho; A Adaptação do Trabalho ao Trabalhador.
TEORIA NEOCLASSICA
As principais características básicas da Teoria Neoclássica são as