Tipologia de blau e scott
Blau e Scott apresentam uma tipologia das organizações baseada nobeneficiário, ou seja, de quem se beneficia com a organização.Para BLau e Scott, há quatro categorias de participantes que podemse beneficiar com uma organização formal:a)os próprios membros da organização;b)os proprietários ou dirigentes da organização;c)os clientes da organização:d)o público em geral.Em função dessas quatro categorias de beneficiários principal que aorganização visa atender, existem quatro tipos básicos de organizações:a)associação de benefícios mútuos: em que o beneficiárioprincipal São os próprios membros da organização como as associaçõesprofissionais, as cooperativas, os sindicatos, os fundos mútuos, osconsórcios etc;b)organizações de interesses comerciais: em que os proprietáriosou acionistas são os principais beneficiários da organização como a maiorparte das empresas privadas, sejam sociedades anônimas ou sociedades deresponsabilidade limitada;c)organizações de serviços: em que um grupo de clientes é obeneficiário principal. Exemplos: hospitais, universidades, escolas,organizações religiosas e agências sociais;d)organizações de Estado: em que o beneficiário é o público emgeral. Exemplos: a organização militar, correios instituições jurídicas epenais, segurança pública, saneamento básico etc.A tipologia de BLau e Scott apresenta a vantagem de enfatizar aforça de poder e de influencia do beneficiário sobre as organizações, aponto de condicionar a sua estrutura.
Objetivos Organizacionais
Um objetivo organizacional é uma situação desejada que umaorganização tenta atingir; um objetivo é um estado que se procura, e nãoum estado que se possui. A eficiência geral de uma organização édeterminada pela medida em que essa organização atinge seus objetivos.
Funções dos objetivos organizacionais:
- pela apresentação de uma situação futura indica uma orientação quea organização procura seguir;- os objetivos constituem uma fonte de legitimidade que