Teoria das organizações empresariais
A teoria clássica da administração descreve a organização com base em sua estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência, dividindo os órgãos que compõem a organização com estrutura rígidas e hierarquizadas da igreja católica e organização militar, visando um ensino organizado para formar administradores. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização, bem como na direção de aplicação do topo para baixo. A teoria clássica serviu para organizar e dar uma ênfase na estrutura aumentando a eficiência.
2- Descreva com suas palavras o que significa e para que serviu a teoria das relações humanas.
A teoria das relações humanas teve uma ênfase nas pessoas, que eram incentivadas e motivadas através de estímulos financeiros, o trabalhador passou a ser visto como Homo Social que não só a empresa tem necessidades, mas ele também tem. Serviu para dar incentivo ao trabalhador e ao trabalho em equipe, a importância da liderança e da motivação no trabalho, comunicação, os incentivos sociais e que a produtividade do individuo dependia mais da satisfação da equipe do que da eficiência individual.
3- Descreva com suas palavras o que significa e para que serviu a teoria estruturalista.
A teoria estruturalista via a organização interando com o ambiente, ambas as partes eram conectadas, dependentes, umas das outras mesmo que sofram alguma alteração. E serviu planejar e controlar as organizações dando com exemplo os conceitos de Etzioni, Blau e Scott que a definiram como comparativa de controle e da autoridade e interação entre ambiente externo e interno.
4- Correlacione as 03 teorias analisando a importância que cada uma proporcionou para o desenvolvimento TGA e correlacione os conceitos administrativos.
Teoria Clássica, ênfase na organização, uma base com todas as necessidades da empresa, tudo o que ela precisava