Tipo Fosséis encontrados no Brasil
*SÃO PAULO - Pesquisadores descobriram um ancestral de 100 milhões de anos de um grupo de insetos carnívoros, semelhantes a grilos, que vivem hoje no sul da Ásia, na região da Indochina e no Norte da África. A nova descoberta, feita em uma região com ocorrência de fósseis de calcário no Nordeste do Brasil, corrige a classificação errada de um outro fóssil deste tipo e revela que o gênero sofreu pouca mudança evolucionária desde o Período Cretáceo, época dos dinossauros, pouco antes da dissolução do supercontinente Gondwana.
Hwaja Goetz/Divulgação
Maior parte das características do ancestral permanece igual até hoje
Embora o fóssil seja diferente dos grilos de hoje em dia, a maior parte de suas características permanece igual, o que revela que o gênero pode ter passado por um período de estagnação evolutiva de cerca de 100 milhões de anos.
*Debaixo dos pés de milhões de brasileiros há muito da História do planeta. Em 1935, na região da cidade gaúcha de Santa Maria, foi encontrado o dinossauro mais primitivo já descoberto no mundo, o Staurikosaurus pricei, que viveu há 220 milhões de anos. No século XVIII, um outro viajante, de nome Feijó, já citava fósseis encontrados na Bacia do Araripe, no Ceará, onde até hoje os achados são abundantes.
Em Santa Maria, 21 sítios foram identificados pelo coordenador do Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria, Átila Augusto Stock da Rosa, e devem constar do próximo plano diretor da cidade, com a intenção de preservá-los para a Pesquisa. Em um deles, há registros da Flora de Dicroidium, que são arbustos de folhas pequenas, também encontrados na Argentina e na áfrica do Sul, provando a existência do continente conhecido como Gondwana, que depois se separou.
Fóssil de criatura anterior aos dinossauros encontrado no Brasil
Paleontologistas do Rio Grande do Sul encontraram o fóssil completo