TIPAGEM SANGUÍNEA EM TUBOS DE ENSAIO.
GEISA CRISTINA RAMOS PEREIRA FERNANDES.
GUANAMBI
2011
GEISA CRISTINA RAMOS PEREIRA FERNANDES.
TIPAGEM SANGUÍNEA EM TUBOS DE ENSAIO.
GUANAMBI
2011
INTRODUÇÃO
Tipagem sanguínea é um teste realizado por profissionais de saúde (geralmente farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos e médicos) para estabelecer qual tipo sanguíneo e fator Rh (positivo ou negativo) que um indivíduo possui. É um procedimento largamente utilizado nas transfusões de sangue e centros de hemoterapia.
Sitema Sanguíneo ABO
O sistema ABO foi descoberta em 1900 por Landsteineir, após observar reações de aglutinação ao misturar soro com hemácias de diferentes indivíduos. O sitema do grupo sanguíneo ABO é considerado, do ponto de vista transfusional, o de maior importância. Os mais graves incidentes transfusionais são decorrentes de transfusões ABO-incompatíveis, tendo, como evolução, em alguns casos o óbito. Transfusões incompatíveis são consequência , na grande maioria das vezes, de erros técnicos, uma vez que a tipagem ABO não é considerada de grande complexidade.
A causa mais frequente de morte relacionada a transfusão é a instalação do hemocomponente no paciente para o qual a mesma não havia sido destinada. Dessa forma, cuidados especiais devem ser tomadas em todos os passos que precedem a instalação de hemocomponentes.
Os grupos A, B, AB e O foram os primeiros grupos sanguíneos descritos por Landesteiner. Ele descobriu que o soro dos indivíduos do grupo B aglutinava as hemácias do grupo A e, portanto, que um anticorpo para os antígenos A estava presente no soro do grupo B. Inversamente, o soro dos individuos do grupo A aglutinava as hemácias do grupo B e, portanto, um anticorpo para os antígenos B estava presente no soro do grupo A. O soro dos indivíduos do grupo O aglutinava as células A e B, indicando a