relatorio imuno
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
IMUNOLOGIA CLÍNICA
- Tipagem Sanguínea - Teste β-HCG Nome
Anibal Franco Neto
Dielen Pereira Fabricio Soares
Gabriela Oliveira de Freitas
Larissa de Oliveira
Leonardo Guerra
Rebeca Ulguim
Farmácia FM5P15
Professora Michele
Bauru
2014
Tipagem Sanguínea
Objetivo
Identificação de qual sistema ABO e qual fator Rh é presente na amostra.
Introdução
A superfície dos eritrócitos possui elevado número de glicoproteínas, agrupadas em famílias que se denominam “grupos sanguíneos”. Os mais importantes são o sistema ABO e o sistema Rh.
O sistema ABO inclui o carboidrato H e duas variantes parecidas com esta, que se chamam A e B.
Um individuo pode ser por isso A, B, AB ou O (sesó tiver o carboidrato H). Naturalmente, cada indivíduo possui anticorpos específicos para os carboidratos que não possui. Assim, um indivíduo A possui anticorpos anti-B, um individuo O possui anticorpos anti-B e anti-A, e um individuo AB não possui nenhum dos anticorpos. O carboidrato H é muito semelhante ao carboidrato A e B, e talvez por esse motivo não exista um anticorpo anti-H, já que ele reagiria com os antígenos A e B.
O Sistema Rh é caracterizado pela presença ou ausência do antígeno D.Ao contrário do sistema ABO, um individuo sem o antígeno D não possui anticorpos anti-D se nunca tiver sido exposto ao antígeno. O antígeno D só é produzido após o contato.
Materiais Utilizados
Amostra sanguínea
Seringa Salomed
Garrote
Gases
Tubo de ensaio com anticoagulante EDTA
Curativo
Luvas
Tubos de ensaio
Soro fisiológico 0, 9%
Pipetas Automáticas de 200 e 1000
Centrífuga
Reagentes Anti-A
Reagentes Anti-B
Reagentes Anti-D
Procedimento
Você devera fazer a coleta de sangue de cerca de 2,5 mL. E reservá-lo em um tubo de ensaio já preparado com substância anticoagulante EDTA. Em um tubo de ensaio identificado com Hemácias 5% deverá ser pipetado 1500 µ da solução fisiológica de 0,9%.