Relatório imuno
Questões
1) As tonsilas são aglomerados de tecido linfóide sob o epitélio da boca (tonsilas linguais) e da faringe (tonsila faringe e tonsilas palatinas), que protegem o organismo contra a entrada de moléculas estranhas junto com o ar ou com os alimentos.
As tonsilas linguais são numerosas, têm pequeno diâmetro e situam-se no terço posterior da língua sendo recobertas por epitélio estratificado pavimentoso, que forma uma cripta em cada tonsila. Há duas tonsilas palatinas e elas estão localizadas entre a cavidade oral e a faringe. São constituídas por uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado, que serve de barreira à propagação das infecções, tecido linfóide nodular e epitélio estratificado pavimentoso, que se invagina resultando nas criptas e é infiltrado pelos linfócitos. Nas criptas, acumulam-se células epiteliais descamadas, linfócitos vivos e mortos e bactérias. Nas amígdalas, esses acúmulos aparecem como pontos purulentos. A tonsila laríngea é a única que localiza-se no teto da porção nasal da faringe. Apresenta uma cápsula mais fina que todas as tonsilas palatinas e epitélio pseudoestratificado colunar ciliado, embora áreas de epitélio estratificado pavimentoso possam ocorrer. Não tem criptas, mas pregas rasas, as dobras onde desembocam os ductos de glândulas seromucosas. Há tecido linfóide frouxo e nodular subjacente ao epitélio.
2) Os tecidos linfóides secundários participam da resposta imunológica, seja ela humoral ou celular. As células existentes nesses tecidos originam-se do primário e migram até atingir o tecido. Neles estão presentes os nodos linfáticos difusos ou encapsulados como os linfonodos, placa de Peyer, tonsila, baço e medula óssea. Os órgãos linfoides secundários são formados pelo linfonodo, baço, tonsilas e Placas de Peyer. Os linfonodos são órgãos pequenos que aparecem no meio do trajeto de vasos linfáticos. Normalmente estão agrupados na superfície e na profundidade nas partes