Commodities
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho fala sobre o ouro. Tem como objectivo demonstrar o conceito, características e a sua importância na economia. A principio vai ser destacado o histório e no seguimento do trabalho será indicado suas principais características, ressaltando seus números produzidos que é pequeno porém extremamente valioso. Com isso foi também elaborado um breve histórico das cotas do ouro no decorrer dos dois últimos meses.
Sendo assim, o ouro que é considerado um dos principais metais começou a ser usado nas primeiras civilizações, que por sua vez é utilizado como padrão monetário em alguns países.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO E HISTÓRICO
O ouro vem do latim aurum, é um elemento químico situado no grupo onze da tabela periódica. É um metal, uma matéria-prima, que pode ser utilizada para produzir vários produtos, bem como utilizado em joalheiras, na medicina e na exploração espacial.
No período de formação do sistema solar, a mais ou menos 15 bilhões de anos atrás, núcleos dos átomos de Hidrogénio e Hélio juntaram-se em altas temperaturas, dando origem a elementos mais complexo, como o ouro. Este elemento apareceu na forma de átomos alojados na estrutura de outros minerais. Porém a quantidade de ouro é muito pequena, pois a cada bilhão de átomos apenas 5 são de ouro na camada superficial do planeta.
O primeiro uso do ouro começou com as primeiras civilizações no oriente médio. É possível dizer que o ouro tenha sido o primeiro metal utilizado pela humanidade, sendo considerado um dos metais mais precioso, tendo seu valor como o padrão para muitas moedas ao longo da história. Desta forma, existiu um período na economia entre 1880 e 1914, chamado Padrão Ouro, no qual tinha o papel regulador na economia e a quantidade de ouro nos bancos centrais dependia de toda moeda existe. Porem devido a descida da inflação desde de a década de 80 até dias atuais, o ouro