Resumo do texto 'estado da arte'
Nos últimos anos, alguns países têm investido num tipo de pesquisa denominado ‘estado da arte’, ou até mesmo ‘estado do conhecimento’, que possuem o objetivo de mapear e discutir algumas produções acadêmicas em vários campos do conhecimento, para a melhor compreensão de certos temas muito utilizados no mestrado e em doutorados.
Esses termos vêm despertando interesse em pesquisadores, uma vez que esse método reflete em crescimentos qualitativos e quantitativos em reflexões a níveis avançados, por essa e outras razões é que alguns autores tentam justificar esse ‘novo’ método de pesquisa, tomando como base os catálogos de faculdades, institutos, universidades, instituições nacionais e órgãos de pesquisa.
Um ponto interessante nisso tudo, é que a produção de artigos e catálogos, baseados no estado da arte, faz com que não só o autor da pesquisa seja reconhecido, mas também a universidade a qual ele estudou e auxiliou-o a produzir tal artigo, ela se torna mais que uma instituição social, ela passa a ser vista com maior credibilidade, ganhando prestígio. Assim como essa autoria servirá como base de novas pesquisas, ou seja, é um método que só tende a se popularizar e ajudar em novas pesquisas, fazendo com que esse campo cresça mais e mais e sejam divulgados com maior amplitude. Mas nem sempre foi assim, foi assim que surgiram os resumos, para facilitar na busca de teses de doutorado e afins, uma vez que procura trazer o assunto abordado de forma sintética, contendo apenas pontos importantes de um determinado texto e, aliado ao estado do conhecimento, torna-se capaz produzir um texto de alta qualidade e de fácil compreensão.
O que se pode observar é que a qualidade das dissertações acadêmicas teve um aumento de qualidade significativo, devido à adoção de tal método de pesquisa, mesmo com algumas limitações.