Tipagem Reversa RELATORIO
DICIPLINA: BANCO DE SANGUE
PROFESSORA: GISLAINE COELHO
ALUNA: MARIANA MOREIRA ANDRADE
RELATÓRIO DE BANCO DE SANGUE
LAVAGEM DE HEMÁCIAS E TIPAGEM REVERSA
ILHÉUS- BA
21/03/2014
INTRODUÇÃO
As células do corpo possuem em sua superfície antígenos, as hemácias por exemplo, possuem aglutinogênios que especificam a tipagem sanguínea do individuo e que caracteriza o sistema ABO, um dos grupos de antígenos mais importantes juntamente com o sistema Rh.
O sistema ABO é composto pelos tipos sanguíneos A, B, AB e O. Para cada tipo de aglutinogênio existem no plasma as aglutininas, anticorpos que são produzidos contra os aglutinogênios não pertencentes ao organismo.
A e B são variantes do carboidrato H expresso nas células. A célula que apresenta apenas o antígeno H tem presente no plasma anticorpos anti A e anti B, por isso se revela tipo O. O indivíduo que revela o tipo A tem no plasma o anticorpo anti B, e vice-versa. O indivíduo AB não possui nenhuma das aglutininas.
Existe ainda o antígeno D, que pode estar presente ou ausente exclusivamente na superfície dos eritrócitos, caracterizando o sistema Rh.
Para detectar os antígenos expressos nas hemácias utiliza-se a tipagem direta, na detecção dos anticorpos presentes no soro, utiliza-se a tipagem reversa.
OBJETIVO
Detectar a interação aglutinogênio-anticorpo por aglutinação;
Determinar o tipo de aglutinogênio;
Comprovar o resultado da tipagem direta através da tipagem reversa.
MATERIAL
Material para coleta:
Luva;
Seringas e agulha;
Algodão;
Álcool 70%;
Garrote;
Tubo de ensaio com anticoagulante EDTA;
Material para o teste:
Tubos de ensaio e galeria;
Soro fisiológico ou salina;
Hemácias conhecidas e plasma;
Conta-gotas;
Centrífuga;
METÓDOS
Inicialmente, utilizando o material de coleta, foi coletado 2ml de sangue de três voluntários que possuem tipos sanguíneos conhecidos, sendo A, B e O. As amostras foram então passadas para um tubo com anticoagulante EDTA. Para cada