Tios de concentradores
1 – Hub
2 – Bridge (Ponte)
3 – Switch
4 – Router (Roteador)
Hub
O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. O hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.
Bridge
Uma bridge de rede é software ou hardware que liga duas ou mais redes para que possam comunicar.As pessoas com redes domésticas ou em escritórios pequenos geralmente utilizam uma bridge quando têm diferentes tipos de redes, mas querem trocar informações ou partilhar ficheiros entre todos os computadores nessas redes. O utilizador tem duas redes: numa delas, os computadores estão ligados com cabos; na outra, os computadores estão ligados com tecnologia sem fios. Os computadores ligados com cabos só podem comunicar com outros computadores ligados com cabos e os computadores com a ligação sem fios só podem comunicar entre si. Com uma bridge de rede, todos os computadores podem comunicar entre si.
Switch
O switch é como se fosse uma central telefônica com vários ramais. Quando A quer falar com D, um circuito é criado entre esses dois pontos. Se B quiser falar com C ele pode falar ao mesmo tempo entre si que as conversas não se misturam uma com a outra. O switch de redes é a mesma coisa. Se um computador quer falar com outro, mandar dados, ele manda, enquanto um terceiro computador pode mandar/receber dados de um quarto computador ao mesmo tempo.
Simulação de preço para a estrutura de uma rede de dados.
a) Uma rede com 30 computadores interligadas por Hubs de 8 portas.
1 hub = R$19,89 Para conectar 30 computadores é usado 5 hubs, usaremos 38 portas para conectar hubs e computadores, e sobra 2 portas. Valor total gasto em hubs