Desenvolvimento das crianças versus problemas psicológicos
Para compreendermos melhor o assunto abordado na afirmação Segundo João dos Santos devemos reflectir sobre algumas questões, bem como: o que são relações? Problemas psicológicos? Qual o enquadramento socioeconómico em que estamos inseridos? Como poderá ajudar na formação pessoal dos educadores?
Relações interpessoais, são todos as interacção que as pessoas têm umas com as outras.. Neste âmbito existe uma infindável número de variáveis como: sujeitos, circunstâncias, espaços, local, cultura, desenvolvimento tecnológico, educação e época.
Cada um tem uma modo particular de o fazer e ocorrem em todos os meios, no meio familiar, educacional, social, institucional, profissional
É um conjunto de acções: o falar, escutar, observar, dar feedback, confiança ou simpatia, é um processo bidireccional e bastante dinâmico. Ocorre entre nós e alguém, ou num grupo. Umas vezes de forma mais estruturada outras desaproveitada, felizmente tem como objectivos finais a harmonia, avanço e progressos. Quando se têm tudo isto, o suporte emocional é muito mais forte e estruturado.
As pessoas criam relações qd conseguem desenvolver todas essas interações,e igualmente começam a fazer parte das suas vidas.
Um dos exemplos maiores é a nossa família, ao longo dos tempos vamos fortalizando as relações e por sua vez fazem parte do nosso todo.
Nomeadamente, qd tudo se envolve o bom afecta-nos para o lado emocional positivo e o mau para o lado emocional negativo.
Mas actualmente, vivemos em sociedades desmotivadas e fechadas, e grande parte das vezes com relações desprovidas de grandes afectos e cumplicidade entre todos, pois tb tem variado o conjunto de valores e expectativas.
Ao longo dos tempos, as interacções entre as pessoas tem vindo a diminuir, logo tem repercussões de menos partilha e inter-ajuda.
Quando os