Religiao
Peça a peça, a Fragmenta Editorial foi-se tornando uma referência do universo de pensamento crítico e reflexivo. Para o seu conselho de assessores, as respostas institucionais às perguntas religiosas entraram em crise, mas as perguntas antigas e novas, de muitas origens, não se calam. O que já não existe são respostas tranquilizadoras. Andamos, por isso, todos à procura. Não aceitamos que os outros pensem, investiguem e escolham por nós. O que importa é pôr a circular ideias, pensamentos, pistas, críticas, isto é, tentativas de subversão das ideias feitas. Mas não será isto o que caracteriza o chamado “pensamento débil”?
Não! É simplesmente e apenas pensamento! As respostas prefixadas não são pensamento nem fortaleza, mas um convite à demissão. É outro, o lema desta editora: não se demitir da faculdade de pensar, de investigar, de viver. Neste contexto, fragmentos não são restos perdidos, mas símbolos do vasto mundo da cultura crítica ocultada ou desatendida.
2. Juan José Tamayo, é um conhecido teólogo espanhol, professor da Universidade Carlos III (Madrid), secretário-geral da Associação de Teólogos e Teólogas João XXIII e colaborador do El País. Recebeu o Diploma e a Medalha de Ouro da Liga Espanhola Pro Direitos Humanos, pelo conjunto da sua obra e, de forma mais imediata, pela publicação, nos finais de