Tintas
Tinta é o nome normalmente dado a uma família de produtos (líquidos, viscosos ou sólidos em pó) que, após aplicação sob a forma de uma fina camada, a um substrato se converte num filme sólido opaco. As tintas são usadas para proteger e dar cor a objectos ou superfícies.
A tinta é muito comum e aplica-se a praticamente qualquer tipo de objectos. na construção civil usa-se : em paredes interiores, em superfícies exteriores, expostas às condições meteorológicas
Componentes
Pigmentos
Os pigmentos são sólidos granulares que numa tinta contribuem para a cor, tenacidade, textura
Os pigmentos podem ser classificados em naturais ou sintéticos. Os pigmentos naturais incluem vários tipos de argilas, carbonatos de cálcio, mica, sílicas e talcos. Os pigmentos sintéticos incluem as moléculas orgânicas fabricadas pelo homem, argilas calcinadas e sílicas sintética. Os pigmentos opacos, para além da sua função decorativa, também conferem proteção ao substrato, ao impedirem os efeitos nocivos dos raios ultravioleta. Este tipo de pigmentos incluem o Dióxido de titânio, Óxido de ferro, etc.s.
Resina
A resina, também conhecida por ligante ou veículo, é o componente que vai formar o filme seco. A resina confere aderência, liga os pigmentos e influência fortemente propriedades da tinta, como o brilho, durabilidade exterior, flexibilidade e tenacidade.
As resinas podem ser Sintéticas como os Acrílicos, Vinílicos, poliuretanos, poliésteres, epóxis, melaminas ou naturais como os óleos.As resinas são classificadas de acordo com o mecanismo de cura naturais como.
As tintas que curam por simples evaporação do solvente e contêm uma resina dissolvida num solvente são chamadas de Esmaltes. os óleos.
A tinta de Látex é uma dispersão em água de partículas de polímero sub-micrométricas. No contexto das tintas Latéx significa apenas uma dispersão aquosa. As tintas de látex curam por um processo chamado de Coalescência, onde em primeiro lugar o solvente se evapora e ao