TEOLOGIA
A Teologia Histórica tem como objetivo apresentar a ligação existente entre contexto e teologia (MCGRATH, 2005, p. 181). Ela trata da origem, do desenvolvimento e da dispersão das doutrinas cristãs. Para entendemos essa relação contexto/teologia, tomemos como exemplo as doutrinas da 'Trindade' e a doutrina das 'duas naturezas de Jesus Cristo' (Divino e Humano). Com poucas exceções, essas duas doutrinas são amplamente aceitas como verdadeiras pela maioria dos cristãos, mesmo quando não são bem-entendidas. Assim, para esclarecer as doutrinas, a Teologia Histórica tem como função investigar a origem das mesmas, considerando o contexto, as controvérsias e principalmente a importância dessas doutrinas para Igreja.
A Teologia Histórica, como o próprio nome sugere, é feita também de história**. Ela tem estreita conexão com duas áreas muito importantes: a história da Igreja e a teologia cristã (MATOS, 2008, p. 15 ). Conforme o teólogo Henry Clarence Thiessen, a Teologia Histórica também "abrange história bíblica, história das missões, história da doutrina e a história dos credos e confissões" (THIESSEN, 2001, p. 21). É quase que impossível separar a Teologia Histórica dessas outras áreas.
Portanto, de modo resumido, pode-se afirmar que a Teologia Histórica é uma ferramenta pedagógica, pois procura oferecer informações sobre o desenvolvimento dos grandes temas