TINTAS
TINTAS
TIMÓTEO, 28 DE JANEIRO DE 2014
INTRODUÇÃO
Tinta é uma composição química, pigmentada ou não, que após sua aplicação se converte em um revestimento, proporcionando às superfícies: acabamento, resistência e proteção.
Todas as superfícies sofrem algum tipo de desgaste com o passar do tempo, seja devido ao uso, intemperismo natural ou outros agentes externos. Entre essas superfícies têm-se os metais que sofrem os efeitos da corrosão, a madeira que acaba apodrecendo, empenando ou rachando e a alvenaria que vai absorvendo água e acaba trincando.
Para proteger essas superfícies, bloqueando ou retardando esse desgaste, encontramos no mercado uma enorme gama de produtos, que oferecem ao consumidor uma infinidade de cores, tipos de acabamentos e texturas, além de alta durabilidade. Conforme a superfície ao substrato a ser pintado, as tintas desempenham funções específicas.
CLASSIFICAÇÃO
1) TINTAS ACRÍLICAS
Tintas acrílicas são tintas sintéticas solúveis em água que após utilizadas sem tornam resistente à água. Essas tintas possuem resinas acrilicas que proporcionam ao produto alta impermeabilidade. São muito eficazes para pinturas externas devido sua resistência aos intempéries.
2) TINTAS VINÍLICAS
Tinta Vinilica é um composto derivado de resinas de policloreto de vinilina (PVC) e resinas acrílicas. Essas tintas são indicadas para impressões serigráficas sobre materiais vinílico-flexíveis, semi-rígidos e rígidos. Possuem uma secagem muito demorada.
MATÉRIAS PRIMAS BÁSICAS
As matérias primas básicas são:
1) Resinas: São formadoras da película da tinta e são responsáveis pela maioria das características físicas e químicas, determinam brilho, resistência química e física, a secagem, aderência e outros. – Resinas acrílicas: polímeros formados pela polimerização de monômeros, a menor parte do polímero, acrílicos e metacrílicos. – Emulsões vinílicas: