timtim na afriCA
TEMA: TINTIM NA ÁFRICA
NOME: GUILHERME FERMIANO PRADA – N.11 – 2 EM A
CONTEXTO HISTÓRICO EM QUE SURGIU A OBRA”TINTIM NA ÁFRICA”
No contexto da divisão da África, o conselho de Berlim foi uma das reuniões mais importantes, reunindo 15 países, sendo 13 europeus, mais Estados Unidos e Turquia. Grã-Bretanha e França foram os países que receberam mais terras dentro do continente Africano, seguidos por Portugal, Bélgica e Espanha, dentre muitos outros países que ficaram com menores territórios.
E assim foi separado todo território pertencente a um dos maiores continentes do Mundo. Considerou-se este conselho que não houve somente a separação do continente, mas sim o interesse político e econômico de todos os países participantes.
Buscavam também possuir sua bandeira em o maior número de países possível para que seu país fosse mais conhecido pelo mundo. Portanto já tinham a África separada, restava somente colonizá-la.
TINTIM NA ÁFRICA se passa em Congo, colônia que passou a pertencer à Bélgica, à partir do Conselho de Berlim.
CARACTERÍSTICAS DO AUTOR
O artista que ficou conhecido com Hérge praticamente criou a profissão de desenhista na Bélgica, podendo ser considerado como um dos mais importantes desenhistas europeus de todos os tempos.
Ao longo das vinte e três revistas do jovem herói, Hergé mostrou 50 anos de política e de guerras. As histórias de Hergé, mesclavam aventura e humor, envolviam paisagens reais, situações políticas contemporâneas.
Hergé era muito influenciado por seu patrão, o abade Wallez, admirador de Hitler e do fascismo italiano. Wallez decidiu que os jovens belgas precisavam saber mais a respeito dos valores do colonialismo. Dessa maneira, o desenhista foi instruído a mostrar aos belgas como os nativos congolenses foram introduzidos à civilização. Do início ao fim da obra, pode-se testemunhar manifestações que promovem o colonialismo. Tintim, por exemplo, mostra uma postura de