Tijolo Ecologico
Sumário
Introdução
Este trabalho apresenta as características para a apresentação de um relatório. O objetivo é disponibilizar aos alunos e aos demais uma forma alternativa de tijolos para a construção civil, suas utilidades, técnicas empregadas, matérias primas naturais e sintéticas; visando uma melhora na concepção de alunos de engenharia sobre sustentabilidade.
Desenvolvimento
O bloco de terra comprimida (BTC) ou mais conhecido como tijolo ecológico é um tijolo composto por solo (areia argilosa), água, um pouco de cimento e comprimido em prensas mecânicas. Similar ao adobe, diferencia-se pela forma de produção e composição.
Os tijolos de solo-cimento em geral não requerem massa de assentamento, consomem menos ferro e concreto nas vergas, cintas e grautes e dispensam o uso de madeira, estribos e aramepara construção de vigas e pilares para apoio da laje.
Uma das tecnologias construtivas ecológicas mais difundidas no Brasil, o BTC também é conhecido como tijolo ecológico, devido ao reduzido uso de cimento e por dispensar a queima de tijolos.
O tijolo (do tejuelo, diminutivo de tejo - caco de telha) é um produto cerâmico, avermelhado, geralmente em forma de paralelepípedo e amplamente usado na construção civil, artesanal ou industrial. É um dos principais materiais de construção. O tijolo tradicional é fabricado com argila e de cor avermelhada devido cozimento e pode ser maciço ou furado. Atualmente, por motivos ecológicos, está se voltando a atenção para o adobe e bloco de terra comprimida, por não precisarem de cozimento e poderem ser feitas no local.
Os vestígios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C.; foram encontrados em Çayönü, no sudeste da Anatólia, na Turquia.
Na região dos rios Tigre e Eufrates, os tijolos começaram a ser utilizados há mais de cinco mil anos. Isto deve-se sobretudo à grande escassez de rocha e madeira nessa região, o que fez com que as populações aderissem a outros materiais construtivos, como por