TICA
Quantas vezes, levados por algum impulso incontrolável ou por alguma emoção forte (medo, orgulho, ambição, vaidade, etc, fazemos alguma coisa de que, depois, sentimos vergonha, remorso, culpa. Gostaríamos de voltar no tempo e agir de modo diferente. Esses sentimentos também exprimem nosso senso moral, isto é, avaliação de nosso comportamento segundo ideias como as de certo ou errado.
Situações como essas, mais dramáticas ou menos dramáticas, surgem sempre em nossas vidas. Nossas duvidas quanto a decisão a tomar colocam à provam nossa CONSCIÊNCIA MORAL, pois exige que, sem sermos obrigados por outros, decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos certas ações.
Para que haja conduta ética é necessário que exista o agente
consciente, isto é aquele que conhece a diferença entre o bem e o mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral, não só conhece tais diferenças, mas também se reconhece como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais.
Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética
O que é Ética?
Ética – vem do grego, que significa ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento.
Ética = Moral
SIM ou NÃO????
Quais são as diferenças entre ética e moral?
Afinal elas fornecem regras de comportamento. Podem parecer idênticas, mas a diferença pode ser importante quando estudamos os seus fundamentos.
Ética tende a ser um conjunto codificado de regras em um sistema formal ou um conjunto de regras que são explicitamente adotadas por um grupo de pessoas. Assim, você tem a ética médica, farmacêutica, docente, empresarial, etc.
Ética, portanto, são comportamentos particularmente definidos e
aprovados para um determinado grupo, ao passo que a moral tende a ser imposta do exterior, e comum a todas as pessoas.
Portanto, em geral, se define ética como:
As regras ou normas que regem a conduta de um profissional ou dos