Tica E Direitos Humanos
RESENHA: PRO DIA NASCER FELIZ
Este documentário relata com extrema precisão a realidade da educação brasileira. Vale ressaltar que não reflete apenas a realidade da educação, mas, pode ser adaptado para muitas outras situações, tais como: saúde, moradia, acesso à informação. É tão comum no pais que vivemos existir extremos como os relatados no documentário sobre a nossa educação, porém, quando mostrado para nós mesmos, brasileiros de nascença cause choque.
O documentário traz diferentes visões da situação, eles vão no extremo, no que há de mais precário na nossa educação, após isso, ele nos dá uma realidade que permanece ruim e precária, entretanto, um pouco melhor que a anterior. Então nos resolve mostrar a realidade de uma escola particular onde a nossa burguesia, valendo ressaltar que não é tão burguesia assim, porém, é tratada como pessoas que possuem tudo que querem quando querem. Isso não é tão real assim, falo disso pois, em um momento do documentário uma menina chega a chorar falando que sente falta de um carinho do seu pai, esse que deve trabalhar até altas horas da noite para poder pagar todos os luxos ao qual sua filha, ele e toda sua família possuem. Vendo a falta dele de tempo para ficar com sua filha, deveria nos vir a pergunta de se aquilo é mesmo a burguesia? enfim, essa discussão em meu ver foge um pouco da discussão principal.
O filme trás algo que é imprescindível ao falarmos sobre ética, e também para muitas outras coisas da nossa vida. Eu tenho essa palavra como empatia. A empatia é a nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, como podemos debater sobre a ética na politica por exemplo, já que esse assunto é uma realidade atualmente, se não nos colocarmos no lugar dos próprios e parar para analisar a situação com um pensamento calculista? acredito ser dificil, pois, a nossa realidade é uma e a realidade do nosso próximo é outra.
Apesar de todas definições e do que o filme