TIA CIATA
A Guerra de Sucessão, ocasionou a paralisação da produçaõ Americana, com isso obteve o aumento da cotação dos preços do algodão, abrindo novas chances de trabalho na provincia da Bahia, não basta para suprir a grande massa de trabalhadores livres disponiveis, que aumenta a Legislação Abolicionista. E com a proteção de Oxalá, continuamchegando ao Rio de Janeiro nos porões dos navios que faziam escala no porto de Salvador, os negros livres vinham em busca de uma sociedade aberta onde pudessem se afirmar e superando o trauma da escravatura.
Uma região que recebeu negros desde o início da história da cidade e onde, a partir do século XIX, se formou uma grande comunidades de negros baianos que vieram em busca de uma vida melhor.
"Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro", de Roberto Moura, foi a mais importante fonte de pesquisa para a realização desse trabalho. O livro tem como personagem principal a baiana Tia Ciata que se tornou uma das personalidades mais importantes do meio baiano no Rio, mas vai muito além de uma biografia. O autor destaca o período da virada do século XIX para o XX como um momento de profundas mudanças na sociedade, descortinando um Rio de Janeiro marginal e subalterno do qual a diáspora baiana fez morada. Retrata o cenário social e político da cidade passando pela Abolição, pela República, pela Reforma Pereira Passos, além de revelar o modo de vida da população negra da Bahia.
O livro se revela como uma importante leitura para o entendimento da vida social e política da então capital e do papel e da atitude da população negra pós abolição.
Poesia de Homenagem a Hilária Batista de Almeida a famosa Tia Ciata, Personagem Notável dentre os Notáveis Negros da História do Brasil. Tia Ciata foi a mais ativa e famosa, das Tias Baianas da Praça Onze, onde nas reuniões e encontros na sua casa, na Rua Visconde de Itaunas 117, criaram as condições para o surgimento do Samba no Rio de