Thiago
São sistemas operacionais proprietários aqueles que possuem seu código fonte fechado, não permitindo qualquer alteração.
Um sistema proprietário é onde o desenvolvedor não quer que seu produto seja alterado por terceiros. Ele protege o código fonte dos programas envolvidos (o código fonte é como se fosse a "receita" de um programa, que um compilador lê e gera o executável). Ele mantém direitos sobre cada item do sistema, as pessoas podem opinar algumas vezes mas quase nunca são ouvidas. O menu tal será de tal jeito, os recursos inclusos são definidos pela empresa fabricante e uma atualização só pode ser feita por ela.
A maioria dos sistemas operacionais proprietários são comerciais, mas isso não é regra.
ALGUMAS VANTAGENS:
- Se for comercial: tem a vantagem de ter obrigação de suporte. Você pagou por ele. TEM que funcionar ou eles têm que te dar alguma satisfação (nem que seja de acordo com o contrato assinado ou subentendido na hora da compra ou instalação).
- Tem suporte por algum tempo definido (novamente, se você pagou por isso). Problemas graves, de segurança, etc, podem ser corrigidos e entregues aos clientes.
Segue abaixo alguns sistemas operacionais proprietários:
Windows
MS-DOS
MacOS
BeOS
Solaris
UNIX
entre outros
Windows
Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.1 O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas.
Ms-Dos
Dentro da História da computação é considerado por alguns como sendo o produto que decidiu o destino da então minúscula Microsoft, o MS-DOS