THIAGO PINHEIRO
Memória principal: são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução
Memória secundária: memórias chamadas de “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados. Podemos citar os discos rígidos como o meio mais utilizado, uma série de discos óticos como CDs, DVDs e Blu-Rays,disquetes e fitas magnéticas.
2. Como funciona a gerencia de memória na monoprogramação?
A monoprogramação consiste em executar um processo por vez na memória, dessa forma todos os recursos de hardware são exclusivos para execução do mesmo.
3. Como funciona a gerencia de memória na multiprogramação?
A multiprogramação nada mais é que manter diversos processos na memória, e essa memória precisa ser dividida de maneira eficiente para que possamos manter o número máximo de processos. Existem diversas técnicas para gerenciar memória que variam de acordo com o hardware do processador.
4. Qual o papel do MMU (Memory Management Unit)?
É um dispositivo de hardware que transforma endereços virtuais em endereços físicos.
5. O que são partições fixa de memória? Desenhar um exemplo? O modelo de partição fixa divide o espaço da memória em lacunas bem definidas atribuindo um tamanho específico para cada lacuna. Um processo de 5 kb precisaria de uma lacuna com tamanho igual ou maior para poder existir. Contudo esse modelo de partição gera desperdícios como fragmentação interna e externa. A fragmentação interna ocorre quando o tamanho do processo é menor que a área alocada, ou seja, uma lacuna com 6kb seja utilizada para alocar um processo de 5kb desperdiçando memória. Outra maneira de fragmentação é a externa que ocorre devido a não existência de uma área contígua na memória, ou seja, um