Theodore Roosevelt
Desde o primeiro mandato de McKinley (1897-1900), os EUA vinham atravessando um crescente imperialismo. A guerra contra a Espanha foi o ponto de partida para a política agressiva defendida por Roosevelt.
Theodore Roosevelt nasceu em 1858, em uma família rica de Nova York. Recuperou-se de problemas de saúde e se tornou um defensor de um estilo de vida esforçado e produtivo.
Em 1884, sua primeira esposa e mãe morreram no mesmo dia. Roosevelt passou os dois anos seguintes em seu rancho, nas Badlands do Território de Dakota, tentando se recompor das perdas enquanto conduzia gado e praticava caça. Durante a Guerra Hispano-Americana, Roosevelt liderou o regimento Rough Rider em um ataque na batalha de San Juan. Ele foi um dos mais notáveis heróis da guerra.
Theodore Roosevelt ainda nem tinha completado 43 anos quando se tornou o mais jovem presidente da história do país. Ele trouxe nova empolgação e energia à presidência, liderando o Congresso e o povo americano rumo a reformas progressistas e uma forte política externa.
Como presidente, Roosevelt defendia o ideal de que o governo deveria ser o árbitro entre o capital e o trabalho, garantindo a justiça para ambos e não concedendo favores a nenhum. Ele despontou como um "trust buster" (destruidor de truste). Na política externa, Roosevelt envolveu os Estados Unidos mais ativamente na política mundial. Ele gostava de citar um provérbio favorito: "Fale suavemente e carregue um grande porrete..."
Ciente da necessidade de um atalho entre o Atlântico e o Pacífico, Roosevelt estimulou violenta crise na Colômbia, acarretando no desmembramento do território do Panamá que, ao se tornmar independente, permitiu a construção e a exploração