Estudante
1.1 Isaac Newton e o conceito de força
Em física, um dos conceitos mais importantes é o conceito de força, desenvolvido por Newton, que tomou por base as leis de Galileu, referente à queda dos corpos, e as leis de Kepler, referente ao movimento dos planetas.
Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, em Lincolnshire. Ingressou em Trinity College, em Cambrigde, para ser preparado para universidade, onde desenvolveu interesse pela Mecânica descrita por Copérnico e Galileu. A partir daí, o talento de Newton começou a despontar levando-o a publicar em 1687 o livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), que apresenta as famosas três leis do movimento.
O conceito de força é conhecido como a interação entre dois corpos ou entre o corpo e o ambiente, sendo definida como uma grandeza vetorial, ou seja, possui módulo, direção e sentido. Como resultado, as forças que atuam em um sistema podem ser somadas, obtendo-se, então, a força resultante. Se esta força resultante for nula, significa que o corpo está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, caso contrário, quando a força resultante for diferente de zero, o corpo acelera na mesma direção e sentido da força.
1.2 Leis de Newton:
1ª Lei – “Todo corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, a menos que seja obrigado a modificar seu estado pela ação de forças impressas a ele”.
Daí se tem a idéia de equilíbrio estático (corpo que está em repouso para um determinado referencial) e Equilíbrio Dinâmico (corpo está em um movimento retilíneo uniforme e na ausência de forças ou as forças que atuam sobre este corpo se anulam). Isto é, a soma vetorial de todas as forças que atuam sobre um corpo deve ser igual à zero:
Σ F = 0 (partícula em equilíbrio) (1.2 – a)
2ª Lei – “A aceleração de um corpo em movimento é diretamente proporcional a resultante das forças que atuam sobre ele é inversamente proporcional a sua massa”.