The true story of romeo and juliet
>> A volta das eleições diretas para presidente
Em 1989, depois de 29 anos foram realizadas eleições diretas para a presidência da republica no Brasil. Collor, candidato do Partido da Renovação Nacional (PRN), sabia usar muito bem os meios de comunicação. O centro de sua campanha foi a caça aos marajás, ou seja, os funcionários públicos que ganhavam altos salários.
Lula, do partido dos trabalhadores propunha reformas sociais amplas, a exemplo da reforma agrária, tão temida pelos latifundiários.
Nessas eleições, pela primeira vez na historia do Brasil, os analfabetos puderam votar, contrariando os argumentos mais equivocados que secularmente afirmavam que os analfabetos eram incapazes de posicionar-se politicamente.
>> Governo Collor: o confisco da poupança
A primeira medida do novo governo foi o lançamento do plano Collor, para combater a inflação. O plano estabeleceu o confisco dos depósitos bancários em conta corrente, congelou preços e salários e promoveu o corte nas despesas publicas.
Com a retirada do dinheiro em circulação, a inflação cedeu. Mais ela voltou a crescer meses depois. Em 1991, além da alta dos preços, o Brasil enfrentava o aumento do desemprego. A popularidade do presidente despencou.
>> A renúncia de Collor
A crise econômica agravou-se com as denuncias de corrupção, feitas á imprensa pelo irmão de Pedro Collor. Ele revelou a existência de um enorme esquema de corrupção envolvendo Paulo César Farias. Ás denuncia levaram a abertura, através do congresso nacional de um comissão parlamentar de inquérito, responsável pelas investigações. a câmara dos deputados aprovou o afastamento de Collor até que o senado julgasse o pedido de impeachment. Itamar Franco assumiu o governo e Collor renunciou a presidência do Brasil para não ter seus direitos cassados.
Mais apesar de tudo Collor foi condenado pelo senado por crime de responsabilidade e teve seus direitos políticos suspensos.
>> Itamar Franco e o Plano