The true story of romeo and juliet
<>Cálculos- uma desordem causada por uma estrutura cristalina que se forma nas várias partes do trato urinário. São depósitos organizados de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinário. Estas pedras começam bem pequenas e vão crescendo.
•Causas- Para a formação de cálculos renais (Litíase Renal) é importante salientar que geralmente existem como causas principais a herança genética associada aos hábitos de vida das pessoas. Certamente que outro fator muito pertinente a formação de cálculo renal é a baixa ingestão de líquidos, o que aumenta as chances das pessoas desenvolverem cálculos renais. Alguns defeitos metabólicos do próprio organismo como baixos níveis de citrato na urina e o aumento da eliminação de cálcio e de ácido úrico pelos rins também favorecem a formação dos cálculos renais. Além disto, sedentarismo e obesidade, doenças das glândulas tireóide e paratireóides como o hipertiroidismo e o hiperparatiroidismo, a osteoporose e algumas doenças intestinais também podem levar a formação de cálculo renal, assim como uso crônico de alguns medicamentos como o caso dos corticóides, diurético como a furosemida e do indinavir (anti-retroviral).
•Sintomas- Usualmente, o primeiro sintoma de um cálculo renal é uma dor intensa. A dor começa subitamente quando a pedra se move no trato urinário, causando irritação e obstrução. Tipicamente, a pessoa sente uma dor aguda no dorso ou abdômen inferior. Pode ocorrer palpitação, náusea e vômito. Mais tarde, a dor pode chegar até a virilha.
• Diagnóstico- A presença de sintomas sugestivos de cálculo renal, dor súbita no dorso ou sangue na urina, deve ser avaliada por um médico. Testes diagnósticos específicos podem então ser realizados para confirmar o diagnóstico.
Exames de sangue e de urina podem ajudar a detectar algumas anormalidades que podem promover a formação de cálculo renal. Em adição, o exame de urina pode detectar sangue na urina assim como a presença de cristais. Mais