The Corporation - Resenha
A Corporação é um documentário que analisa profundamente o poder das grandes empresas e corporações. O filme tem como papel principal mostrar como atuam as grandes corporações para todos os consumidores. O documentário busca também, mostrar como as mais diversas corporações, além do acúmulo de capital, agem sem consciência moral com a sociedade. Para isso, são mostradas opiniões de presidentes de empresas, jornalistas e especialistas em diversas áreas, bem como fatos históricos, documentos e declarações.
Este documentário oferece um diagnóstico psiquiátrico com base em uma lista de abusos que surgem a partir da busca incessante do lucro. O ponto não é que as empresas individuais poluem o meio ambiente, machucam os animais, exploram os trabalhadores e cometem fraudes, mas que essas atrocidades são apenas o resultado dos traços de personalidade essenciais da forma da vida corporativa. Esses comportamentos são sintomas decorrentes de uma lista de problemas que inclui a desconsideração para o bem-estar dos outros, a incapacidade de formar relacionamentos duradouros e a sedução, que é o que esss corporações fazem para atrair o ciente. Como disse um psiquiatra durante uma entrevista no filme, essas empresas tem todas as características de um psicopata perfeito, ou seja, ela age como se fosse um assassino frio, que mata vagarosamente sua vítima visando algum benefício em curto prazo, mesmo sabendo que para isso poderá morrer também.
Essas grandes corporações estão cada vez mais dominando mundo, tendo influência na política, na economia e principalmente, influenciando nosso comportamento, e afetando a vida de bilhões de pessoas. Vemos constantemente durante o filme gravidades relacionadas com os direitos humanos, aquecimento global, rico/pobre, corrupção governamental, a colocação de dinheiro à frente da saúde e segurança humana, a perseguição implacável do lucro, o descaso com a comunidade, com o meio ambiente e com a vida animal. As